Resenha - Extraordinário

Olá meninas! Estamos de volta com mais uma resenha. Hoje será de um livro bem fofo e emocionante, é um livro fácil e rápido de ler.  Há livros que lemos e depois simplesmente colocamos na estante, outros temos aquela vontade imensa de passar para frente com o intuito de alcançar mais pessoas. Este é um desses que não pode ficar na estante.



O livro é narrado pelo próprio Auggie ( apelido do August ), o que fez eu me apaixonar mais ainda pelo personagem. O legal deste livro também é que temos outros ''pontos de vista" do Auggie, ele mostra como a sua irmã e seus amigos o veem.


 O Extraordinário conta a historia de August, um garoto de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética, que luta dia após dia para que as pessoas o tratem com uma criança normal. Por causa dessa síndrome que deformou o seu rosto, August nunca foi à escola, mas agora com 10 anos a sua mãe decidiu que ele precisava sair e enfrentar o mundo, apesar da objeção do pai com muita relutância ele decidiu ir. Todos sabemos que o primeiro dia de aula é terrível , sem contar quer ele nunca tinha ido à escola e mesmo com toda a sua coragem ele ainda se sentia um pouco inseguro. August enfrentou olhares e comentários maldosos de crianças que não o conheciam, preconceito de crianças arrogantes. Porém algumas ( poucas ) crianças o recebeu como se ele fosse como outra qualquer, apesar da deformidade no rosto Auggie era um menino doce e gentil. E de cara já cativava as pessoas que não se importavam com a sua aparência. 

" Mesmo sem erguer os olhos, eu sabia que estava sendo observado . Sabia que as pessoas cutucando umas às outras, espiando pelo canto do olho. Pensei que já estivesse acostumado com esse tipo de coisa, mas talvez não."



E é em torno dessa gentileza que o livro é contado. Entre aventura e decepções August enfrenta os problemas sem abaixar a cabeça e pouco a pouco ele conquista a amizade e respeito de todos. Deixando claro que não importa como você é fisicamente, você tem que ser tratado como uma pessoa qualquer.

" Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós''.

A pureza e a maturidade de como que ele lidava com as pessoas me comoveu muito, me fazendo refletir em quem são os verdadeiros "deficientes".



O livro é fascinante e emocionante, em algumas partes do livro tive vontade de entra lá e socar a caras das pessoas que o tratavam mal, rsrsrs. Acho que o objetivo do autor R.J Palacio com este livro foi abrir a mente das pessoas, fazendo com que aceitem, sejam gentis e tenham compaixão com o próximo.


" Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.''

Por hoje é isso meninas! Espero de que vocês tenham gostado.
Super beijo e até o próximo post. 

Share this:

,

CONVERSATION

4 comentários:

  1. Ótima resenha minha filha.
    Depois me empresta pra eu ler. Fiquei empolgada.
    Um beijo, te amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mamys, que bom ver a senhora por aqui.
      Que bom que gostou.
      Te amo

      Excluir
  2. Que linda! Amei sua Jaqueta... https://withsarti.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Este livro é muitooo fofo. Eu já li e sou apaixonada por ele.
    Beijão

    ResponderExcluir